Dicas com o Dermatologista Dr. Rodrigo Rodrigues Motta
Conforme a idade chega, nossa primeira preocupação costuma ser as rugas e linhas de expressão, e outros cuidados com a pele do rosto. Porém, com o tempo, outras partes do corpo também começam a sinalizar os sinais do envelhecimento, especialmente o colo e o pescoço. Você está preparada para lidar com isso?
Para te ajudar nesta fase da vida, preparamos um artigo com a colaboração do Dermatologista Dr. Rodrigo Rodrigues Motta.
A área do pescoço e do colo muitas vezes acaba caindo no esquecimento, ficando fora da rotina de cuidados e hidratação diária da pele. Mas elas também precisam e merecem os mesmos cuidados. Esquecidos pela maioria das mulheres, o pescoço e o colo possuem pele sensível que exige cuidados especiais para não envelhecer antes do tempo.
O envelhecimento da pele acontece de forma natural e gradual. É o chamado envelhecimento intrínseco, que acaba sendo intensificado por fatores relacionados ao estilo de vida das pessoas tais como alimentação, consumo de bebidas alcoólicas e tabaco, falta de consumo adequado de água, bem como aos fatores ambientais (externos) aos quais a pele fica constantemente exposta, como o sol, o vento e a poluição, por exemplo.
Mas, primeiro precisamos entender um pouco mais sobre rugas.
As rugas são resultados de mudanças estruturais que ocorrem em áreas específicas do subcutâneo e da derme (KEDE; PONTES, 2009), que podem ser classificadas em superficiais ou profundas.
As superficiais são visíveis pelos movimentos repetitivos, e as profundas podem ser percebidas mesmo quando a pele não é estirada.
A diminuição das funções do tecido conjuntivo faz com que as camadas de gordura sob a pele não consigam manter-se uniformes, pois a degeneração das fibras elásticas aliadas à menor velocidade de troca de oxigenação dos tecidos provoca a desidratação resultando em uma pele com flacidez e com rugas (GUIRRO; GUIRRO, 2004)
Segundo o dermatologista Dr. Rodrigo Rodrigues Motta, "as rugas formam-se ao longo da vida devido aos movimentos repetitivos de determinados músculos e por flacidez da pele, podendo apresentar-se como rugas estáticas ( rugas que ficam evidentes mesmo em repouso ) e rugas dinâmicas (aquelas que surgem quando contraímos algum músculo ) que são as chamadas rugas de expressão."
Ele completa dizendo:
"Hoje sabemos que o nosso envelhecimento é composto por 20% de genética ( envelhecimento intrínseco ) e 80% por fatores externos ( alimentação, estresse, sedentarismo, sol, consumo de cigarro, consumo de álcool, falta de ingestão de água, excesso de açúcar e má alimentação ) que é o envelhecimento extrínseco."
Outra alteração relacionada ao envelhecimento extrínseco são as Hipercromias ( manchas ) e seu aparecimento está relacionado a fatores hormonais como distúrbios endócrinos, uso de anticoncepcionais, estresse e principalmente pela exposição solar crônica ao longo da vida.
Segundo o Dr. Rodrigo, "muitos estudos são realizados sobre este tema e para dar embasamento, a fundamentação teórica conceitua temas relacionados ao envelhecimento cutâneo, principalmente as alterações relacionadas ao fotoenvelhecimento, que ocorrem no colo e nas mãos, como as rugas, a flacidez e as hipercromias."
"A exposição crônica à radiação ultravioleta e a luz visível são os principais vilões para o envelhecimento da pele'', alerta Dr. Rodrigo.
A pele do pescoço e colo ainda sofre com outra ameaça: as sleep lines (linhas do sono). São vincos (marcas) que são produzidos durante o ato de dormir e que, com o passar do tempo, tornam-se rugas duradouras.
Perguntamos ao Dr. Rodrigo, como isso acontece:
"Quando dormimos de lado ou de barriga para baixo, o peso das mamas faz com que a pele vá formando rugas que vão se intensificando com o passar do tempo e somado aos fatores extrínsecos, o processo de envelhecimento da pele do colo e do pescoço torna-se evidente".
Como evitar ou amenizar os sinais de envelhecimento da pele no colo e pescoço?
Veja as dicas do Dr. Rodrigo Rodrigues Motta:
"Para minimizar as sleep lines, o ideal seria dormir de barriga para cima para evitar que o peso de uma mama sobre a outra amasse a pele e acentue a formação de rugas na região. Existem alguns acessórios que auxiliam para evitar e minimizar a formação de rugas nessa região na hora do sono, como:
os patches ( adesivos ) de silicone;
Tops ( blusas ) para prevenção e tratamento das rugas do colo.
"É fundamental manter uma rotina de cuidados com a pele ( skincare ) dessa região, fazendo uso de pelo menos 3 passos:"
Limpeza da região 2 vezes ao dia ( manhã e noite ) com produtos específicos para a pele sensível como a do colo e pescoço, uma dica valiosa para quem gosta de praticidade é utilizar uma espuma micelar que já limpa e hidrata a região.
Utilizar um protetor solar com fator de proteção no mínimo 30 pela manhã e reaplicá-lo ao menos 1 vez ao dia.
Todos os estudos científicos atuais mostram que a pele tem seu envelhecimento acelerado pela exposição solar e esse envelhecimento é potencializado quando associado a poluição que se adere à pele, gerando radicais livres que favorecem o processo de envelhecimento, principalmente em áreas de pele mais sensíveis como a pele do colo e pescoço.
"Sendo assim, torna-se essencial para minimizar esses efeitos do envelhecimento, realizar uma limpeza adequada dessa pele tão delicada e sensível, com produtos que limpam, hidratam e fornecem ação protetora contra a poluição como por exemplo os probióticos, que já existem em alguns produtos com nanotecnologia, como a Espuma Micelar da Ne’st Beauty", finaliza o Dr.Rodrigo Rodrigues Motta.
Escolha produtos com alta eficiência, multifuncionalidade e naturais como a Espuma Micelar da Ne’st Beauty, uma marca comprometida com o bem-estar do ser humano e a preservação do planeta.
Cosméticos veganos e cruelty free que te proporcionarão uma experiência diferente!
Equilíbrio é, e sempre será a chave para a saúde!!
Fonte de pesquisa: Entrevista do Dr Rodrigo Rodrigues Motta, dermatologista especialista em tratamentos estéticos, concedida à Ne’st Beauty.
Comments